segunda-feira, 16 de julho de 2012

A Missão Impossível de Controlar o Incontrolável

Planejamento é essencial para que possamos ter em mente todas as etapas do processo e quais objetivos atingir. Se algo der errado, estamos preparados para o improviso.


O quarto filme da série Missão Impossível: Protocolo Fantasma tem em sua essência, além das cenas de ação e suspense de prender o fôlego, algo bem interessante: como agir de improviso quando todo o planejamento vão por água abaixo e tudo foge do controle.

O protagonista da série, Ethan Hunt, estrelado pelo megastar Tom Cruise, é um excepcional agente secreto designado para resolver as missões mais “impossíveis”, sempre a trabalho para o serviço secreto norte-americano.

Ele e sua e equipe conseguem manipular sistemas de segurança, burlar sentinelas armados e encarar exércitos inteiros com muito planejamento e parafernálias tecnológicas um tanto quanto fictícias, porém fascinantes.

Contudo, o que prende a atenção do público, são as situações aparentemente inescapáveis que eles se encontram quando as coisas não acontecem como deveriam. Ali o planejamento cai por terra e o improviso salva!

E mostra que, mesmo em situações inesperadas acontecendo, Ethan Hunt e sua trupe, na maioria das vezes, cumprem conseguem realizar o resultado final do planejamento – ou quase – e completam a missão, muitas vezes com direito a final feliz.

Em Protocolo Fantasma, muitas coisas dão errado. Parece até que não houve planejamento, já que tudo foge do controle.

Pessoas morrem porque o planejamento “furou”, o que era previsto não aconteceu com consequências extremamente danosas. Mas o nosso herói, com determinação e, acima de tudo, disciplina e planejamento apaga os incêndios e cumpre a missão com a ajuda da equipe.

No ambiente corporativo, horas e horas são gastas com planejamento estratégico onde metas são estabelecidas e objetivos são traçados.

Porém, quase sempre as coisas não acontecem como deveriam. Às vezes é necessário esquecer todo o planejamento.

Nesse momento, o conhecimento técnico, a experiência de cada profissional e o trabalho em equipe são os diferenciais que darão o jogo de cintura necessário para “se virar” nas situações imprevistas e mostram que, muitas vezes atitude é melhor do que planejamento.

O planejamento é uma ferramenta importantíssima para auxiliar nas tomadas de decisões corporativas e empreendedoras.

Sem planejamento, não se gerencia nada e as coisas não acontecem. O planejamento é o norte.  Não podemos esperar que as situações vão se comportar “conforme o planejamento”.

O importante é saber onde se deve ir, resolvendo os imprevistos e retornando ao rumo correto. Todo empreendedor deveria saber disso, ou pelo menos tem em mente que pedras irão aparecer no caminho e terão que ser dinamitadas.

Missão Impossível: Protocolo Fantasma tem uma cena bastante interessante quando Ethan Hunt e sua equipe têm como objetivo enganar uma assassina profissional e seu cliente.

Eles fazem um planejamento exaustivo de cada ação para ludibriar suas vítimas. Tudo começa a dar errado a começar pela máquina que faz as máscaras (efeito extraordinários usados em outros filmes da série, mas já batido) quebra. Como o objetivo já estava traçado e falhar não era uma opção, eles decidem em seguir em frente – que se dane o planejamento.

E quase conseguem… mas, não vou contar o filme aqui.

Os membros da equipe de agentes secretos impressionam pela dedicação, fé no planejamento, confiança um nos outros e acreditar que vai dar certo, que “falhar não é uma opção”.

Enfim, mesmo sem sermos agente secreto, sem carros extraordinários ou conhecermos lugares fantásticos, nós nos vemos em missões impossíveis todos os dias em nossa vida de empreendedorismo, tendo que nos viramos para cumprir as metas e alcançarmos o que foi planejado.

Isto faz parte do trabalho e somente com experiência, expertise ou know-how – como queiram – seremos capaz de solucionar os problemas e cumprir nossa missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário