terça-feira, 14 de maio de 2013

"Eu sei onde você mora"


Um especialista australiano em segurança de sistemas criou um aplicativo que permite que qualquer pessoa veja a localização dos últimos três pontos de wi-fi usados por iPhones ou iPads. Com este tipo de informação, qualquer um pode deduzir onde uma pessoa mora, trabalha ou mesmo os locais por onde anda pela cidade.

O aplicativo chama-se iSniff GPS e está disponível para quem quiser baixá-lo. Seu criador, Hubert Seiwert, usou recursos disponibilizados pela própria Apple para chegar a tal resultado. Os recursos dos dispositivos iOS, sozinhos, não são capazes de indicar a localização de ninguém. Porém, combinados, podem dar esta informação.

Seiwert usou brilhantemente os recursos de localização por wi-fi e GPS, o de captação e transmissão dos endereços MAC (códigos únicos das redes wi-fi) e o recurso exclusivo da Apple que armazena a localização deste endereços MAC. Desta forma, o aplicativo iSniff combina os dados e mostra no Google Maps onde estão as redes wi-fi por onde o usuário de iPhone/iPad passou.

"Você pode enviar a Apple um único endereço MAC de um roteador e eles retornam com as coordenadas GPS deste e mais outros 400 roteadores que estão por perto", conta Seiwert como obtem as localizações. É importante ressaltar que estes dados dos roteadores não são públicos e sua divulgação não pode (ou não poderia) ser enviada a humanos. Contudo, o aplicativo do desenvolvedor australiano "engana" os servidores da Apple e retorna com a preciosa informação.

Sem dúvida, é assustador saber que estranhos podem localizar onde você mora ou seu local de trabalho. Talvez sirva de consolo que desenvolvedores como Seiwert estão dispostos a resolverem estes tipos de falhas de segurança. Por isso, Seiwert não guardou segredo de sua descoberta: contou todo o seu processo de desenvolvimento e colocou seu aplicativo com código aberto no site GitHub. Esperamos que soluções apareçam.

Fonte: Mashable

Nenhum comentário:

Postar um comentário