segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Entendendo errado o que é qualidade


Kodak, obviamente, mandou no seu mundo. Eles chegaram o mais próximo de um monopólio que eles puderam por gerações.

Com o tempo, contudo, a companhia cometeu o erro de definir erradamente qualidade. Eles acharam que o que garantiria seu futuro seriam filmes com melhor fidelidade. E sem dúvida, eles entregaram a promessa de filmes cada vez melhores, com todas as coisas que um fotógrafo profissional poderia esperar.

Polaroid, por um tempo um concorrente intrometido da Kodak, caiu precisamente na mesma armadilha. À medida que ganhavam mercado, eles dobraram a qualidade da imagem, aumentando seus preços para suportar câmeras e filmes que pudessem competir com a liderança da Kodak em fidelidade.

Revelou-se que o que as pessoas na verdade queriam era a habilidade de tirar e compartilhar bilhões de fotos a um custo demasiadamente barato. A 'qualidade' que a maioria da base de consumidores queria era preço e facilidade, não qualidade de museu.

Essa confusão acontece o tempo todo. Qualidade não é uma medida absoluta. Não significa 'luxo' ou 'perfeição'. Significa manter a promessa que os consumidores querem que você faça.

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Texto original em Seth's Blog

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