sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Entendendo o monopólio natural


Por que existe apenas um Twitter? Uma rede de telefonia centralizada?

Um monopólio natural é um negócio que beneficia seus usuários sendo um e somente um. Se existissem duas redes de telefonia incompatíveis, você precisaria acessar ambas para poder realizar uma chamada para alguém conhecido - e lembrar quem está em cada rede.

A lei de Metcalfe determina que o poder de uma rede aumenta ao quadrado do números de pessoas que a utilizam. Em redes, então, há uma penalidade real em se ter uma segunda rede.

Um custoso recurso compartilhado (como linhas de transmissão) são também monopólios naturais, já que o aumento de custo para adicionar mais usuários é muito baixo se comparado a construção de uma segunda rede bem ao lado da primeira.

É possível transformar um serviço que pode não ser um monopólio natural (um aplicativo que ajuda você a mapear seus exercícios) em um serviço que poderá ser (um aplicativo que permite você compartilhar seus exercícios com outros).

Muitos monopólios naturais existem no micro espaço, ao contrário do monopólio universal usados por todos como o telefone. Nós apenas "queremos" que haja uma feira de negócios para a nossa indústria, uma associação comercial, uma placa de certificação.

Com o tempo, até os monopólios naturais desaparecem, mas quando você olha para novos projetos inovadores (particularmente como um investidor) o golaço é descobrir qual é o próximo.

_____________________
Texto original em Seth's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário